O caminho da espiritualidade exige de nós desenvolver a humildade e praticar o amor, assim os dois ensinamentos primordiais dado pelo Espírito de Verdade: amais-vos, este é o primeiro mandamento, e o segundo é instruí-vos. Essas duas ferramentas de elevação de nossas almas não podem ser desperdiçadas nem podemos fazer economia não as usando, porque o afeto e o conhecimento, se não distribuídos se perdem.
De certa forma, esses são recursos que o dinheiro não compra, amor e sabedoria, que podemos receber com esforço pelo aprendizado da vida, dos relacionamentos e dos estudos dos livros sagrados, da cultura geral, como literatura sobre exercícios, nutrição, prevenção às doenças, e muito mais.
A velhice é muita boa para quem se aplicou ao bem de si, dos seus e especialmente do próximo. Eu cheguei à fase do idoso que começa a ter algumas vantagens e privilégios, porém, estudando os ensinos que os espíritos trazem da Vida Verdadeira, isso me levou à reflexão: esta existência corporal é curta e passageira. Onde é que posso ganhar mais?
Pensando que passamos mais de um terço de nossas vidas dormindo, e é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular (já passei dessa fase) e a síntese de proteínas. Neste momento de descanso é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir o necessário e bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos.
Como há ganhos também com o sono, fiz um currículo para Deus e me candidatei a ser melhor em Seu reino – a vida eterna – e na próxima encarnação. Comecei a fazer um inventário de como tem sido meu dia, porque ele precisa ser bom para meu sono ser reparador. Às vezes entram algumas interferências de outros dias passados e eu me perdoo, porque eu não sabia o que sei agora. Sei e creio que sou perfectível, mas, não sou perfeito, quer dizer ainda não estou acabado, pronto.
No currículo estou me oferecendo para frequentar cursos de como ser um bom esposo, um bom pai, um bom filho, um bom irmão, um bom amigo, um bom empregado, um bom patrão, um bom terapeuta. É, existem cursos na Vida Espiritual para o que você desejar e, inclusive, cursos profissionalizantes nas diversas atividades humanas.
Sabe o que mais eu descobri com Jesus? Que na casa de Deus tem muitas moradas. A casa é o Universo, as moradas são galáxias, e podemos, enquanto o corpo dorme: 1) receber conselhos dos amigos espirituais (anjo da guarda e familiares mortos); 2) realizar trabalhos enobrecedores como espírito; 3) frequentar cursos os mais diversos; 4) fazer observações da natureza, da criação, e visitas a outros mundos espirituais e materiais; 5) ter encontro com amigos que estão no corpo dormindo e também com os desencarnados, e passar momentos agradáveis com eles (inclusive com namorada), e também encontrar com parentes, filhos ou pais que já voltaram para o Além, resultando daí um grande conforto.
O que ocorre também e precisamos rever é que a maioria ainda dorme e seu espírito fica ao lado da cama em profundo entorpecimento. Outros podem encontrar-se com seus inimigos desta existência e de outras encarnações e precisam se reconciliar; é o momento onde ocorrem os pesadelos.
Por outro lado, há duas posturas nada boas do espírito no sono: quando o indivíduo é sovina ou materialista e só pensa em ter vantagens e acumular, no repouso vai atrás dessas coisas, e também aquele que quer dar vazão a paixões baixas e vícios, sai do corpo e vai atrás dessas satisfações.