(Provérbios, 31,26)
Com esse lema da Campanha da Fraternidade 2022, caminhamos para o final de mais uma Quaresma. No próximo domingo, 10 de abril, celebraremos Domingo de Ramos, dando início à Semana Santa, culminando com a Páscoa do Senhor.
No Evangelho deste domingo, 3 de abril, há uma mulher prestes a ser apedrejada porque foi apanhada em adultério.
Pondo a Jesus a pergunta: “Mestre esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei, manda apedrejar tais mulheres. Que dizes Tu?”
…Lá estavam todos com pedras nas mãos, do mais velho ao mais moço.
A pergunta feita a Jesus, era para o colocar à prova, a fim de terem como acusá-lo. De um lado Jesus, como judeu, não poderia ficar contra a Lei, o que seria um pretexto para o acusarem de blasfêmia, e do outro, era que todos o conheciam pela sua misericórdia para com os pecadores.
A reação de Jesus, diante dessa pergunta dos escribas e fariseus é estranha, mas com muita sabedoria: “Calmo, Jesus se abaixou e com o dedo passou a escrever no chão” (8,6). O que Jesus escrevia? Nunca o saberemos.
A resposta de Jesus diante da insistência dos acusadores é clara “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra” (v.7).
E eles ouvindo o que Jesus falou, foram embora, saindo um a um, a começar pelos mais velhos.
“Jesus ficou sozinho com a mulher que lá estava no meio do povo” (8,9). Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” (8, 10).
Ela respondeu: “Ninguém Senhor”. “Eu também não te condeno. Podes ir, e não peques mais” ( Jo 8, 9b-11).
Jesus teve esse diálogo com a pecadora. Ele lhe fez uma proposta, mas decisão é dela. Os gestos, as palavras de Jesus, seu modo de educar, inspira e desperta o desejo de uma vida nova; não mais pecar, segui-lo, conhecer o caminho do Reino, amar e servir” (texto base da CF 2022, 219).
Temos muito que aprender com o Mestre Jesus, que, mesmo no silêncio, ensina mais que todas as palavras. E, o Papa Francisco nos faz refletir sobre a calma que Jesus provocou naquele momento. Nada de impulsos, julgamentos apressados… as palavras ensinam, mas o silêncio também. Aprender, educar, dialogando com mansidão sendo misericordioso dando acolhida, saber ouvir, falar e tantos outros ensinamentos que resgatam a dignidade humana.
“SENHOR, AJUDAI-NOS A CRIAR UM MUNDO MELHOR!” (CF 2022).
Rosa M. Macluf Carravero