DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos ,é o primeiro dia da Semana Santa e o último antes da Páscoa.
Nesta data, os fiéis relembram a entrada de Jesus Cristo, na cidade de Jerusalém, onde foi recebido pelo povo que, poucos dias depois,clamaria por sua crucificação.
Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Pessach( a páscoa judaica) com seus apóstolos.Hospedado em uma cidade próxima, Ele enviou dois discípulos para buscar um jumento que nunca havia sido montado, em uma aldeia da região.Montado no animal como símbolo de humildade, Ele se dirige a Jerusalém, já ciente do sofrimento que enfrentará.
Chegando à cidade, foi recebido com festas por seus habitantes, que forraram as ruas com suas capas e com ramos de palmeiras.
O povo saudou sua passagem entoando salmos, gritando “Hosana ao filho de Davi” e chamando-o de Rei de Israel e Messias,que em hebraico significa Libertador.
Esse é um episódio repleto de simbolismo, pois era um costume comum entre o povo judaico forrar o caminho para passagem de personalidades importantes.
Nos dias que se seguem, Jesus expulsa os vendedores, que tinham tomado posse do templo de Jerusalém,declarando-se Filho de Deus, e realiza vários milagres.
Também durante este período Ele prega o último de seus discursos, que ficou conhecido como o Sermão do Monte das Oliveiras.
Neste sermão, Jesus profetiza sobre o fim dos tempos, a destruição do templo de Jerusalém, e a perseguição a seus seguidores após sua morte.
Nesse Domingo de Ramos, são realizadas a Missa e a Procissão de Ramos, em que os fiéis andam pela cidade entoando cânticos alegres e segurando ramos de palmeiras e de outras árvores,que são abençoados no final da celebração.
Após a bênção, os ramos são levados para casa e guardados até a Quarta-Feira de Cinzas do ano seguinte quando serão queimados.
Segundo a crença popular, protegem contra raios, tempestades e incêndios e afugentam o demônio.
Além do catolicismo, várias outras denominações cristãs comemoram a data.
Na Igreja Ortodoxa, a Entrada do Senhor em Jerusalém é uma das Doze Grandes Festas do calendário litúrgico.
A todos uma feliz e santa Páscoa!


Colaboração: Maria Inez Bortolucci Cibulskas
Fonte: www.diasferiados com.br/domingo-de-ramos.php