Se sofrer uma injustiça, console-se –
a verdadeira infelicidade é cometê-la.
Demócrito
Às vezes é mais fácil descobrir o mal do que o bem, porque o mal ainda está entranhado em nós, devido a nossa imperfeição, ao egoísmo e ao orgulho; não somos ainda capazes de vivenciar o sonho da bondade e da gentileza.
Nesse estágio que atravessa a humanidade terrena, o predomínio ainda é do interesse pessoal e do apego egoísta, e não da prática do amor. O que significa que vemos mais coisas dolorosas (o mal) praticadas pelas pessoas, do que as atitudes generosas (o bem).
Sabemos que a vida e o tempo são os nossos maiores professores, e como a natureza não dá salto, seu ciclo se repete e se aperfeiçoa. A vida nos ensina a fazer bom uso do tempo em nosso progresso e para o bem do próximo; por sua vez o tempo nos ensina o valor da vida – aquilo mesmo que cedemos recebemos de volta.
Eu fico encantado com a sabedoria de homens que viveram antes de nós aqui na Terra e que por certo voltarão para continuar a iluminar nossa caminhada. O filósofo citado acima, Demócrito, um pré-socrático, viveu, portanto, bem antes de Jesus e já pregava que o mal está dentro de nós. E ele vai mais adiante, falando de algo que somente iríamos descobrir milênios depois: “Por definição, há cor, por definição há doce, por definição há amargo. Mas na realidade há átomos e espaço”.
Maravilhoso! De onde trouxe esse conhecimento senão de sua espiritualidade e sabedoria conquistada em vidas passadas?
E entre nós, o pai da teoria da relatividade, apesar de cientista, também falava sobre a ética, a moral e sobre o bem e o mal. Vejamos o que nos diz Albert Einstein: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.
Assim, ainda bem que o mal é descoberto, porque se revela, e podemos nos modificar e mudar no melhor tempo de nossa vida, que é agora. Porque o malfeito é da conta de todo mundo. Se você quer um mundo melhor, comece por você. Quer colher fruto no futuro? Plante e cuide agora.
Com tantas bênçãos de informações científicas e espirituais que temos recebido, especialmente de Jesus, já sabemos que é tempo de modelar nosso caráter pelo controle de nossos desejos, pensamentos, palavras e atos.
E finalizo com mais esses pensamentos do homem que escreveu cerca de 90 livros, Demócrito, e que deve ter sido enviado à Terra pelo mestre Jesus, para preparar o terreno dos corações humanos:
“Falsos e hipócritas são aqueles que tudo fazem com palavras, mas na realidade nada fazem.”
“Convém ao homem dar maior atenção à Alma do que ao corpo, pois a excelência da Alma corrige a fraqueza do corpo; a fraqueza do corpo, contudo, sem a razão, é incapaz de melhorar a Alma.”