
O Centro de Controle de Zoonoses de Capivari (CCZ) recebeu denúncias na quarta-feira, dia 16, de maus tratos animais em uma residência no bairro Engenho Velho, o que motivou a ida dos profissionais até o local.
Lá foi possível ver vários cães com muitos carrapatos e desnutridos. Um dia depois, os profissionais do CCZ voltaram a residência e entraram em contato com a dona do local, que alegou não ter condições de cuidar dos animais.
Diante da situação, a unidade se encarregou de entregar 35 quilos de ração e remédios para tratar dos carrapatos que já castigavam os cães, se comprometendo também em levar uma casa para os cachorros posteriormente.
Porém, no último domingo, dia 20, as equipes do CCZ e a Guarda Civil foram novamente ao local e puderam observar que dois filhotes já haviam morrido enquanto os outros estavam os devorando devido a fome.
Ao todo eram quatro cães adultos, sendo três fêmeas, além de oito filhotes ainda vivos. Os filhotes foram encaminhados ao veterinário, enquanto os adultos ainda permaneceram na residência até a manhã de terça-feira, dia 22, onde foi registrado a denúncia junto a Polícia Civil.
No local, os oficiais da Polícia Civil perceberam a veracidade dos fatos e encaminharam a responsável, uma mulher de 22 anos, à Delegacia de Defesa da Mulher, onde a autoridade policial tomou ciência dos fatos e ratificou a prisão por maus tratos. Ela permaneceu à disposição da justiça.
Os animais por sua vez foram resgatados e levados até a sede do CCZ onde passarão por cuidados.